5 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  8:18
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pessoas expostas à “chuva negra” após a bomba atômica ganham causa

Um tribunal distrital reconheceu, pela primeira vez, que as pessoas que foram expostas à chuva radioativa, imediatamente após o bombardeio atômico de Hiroshima, em 1945, como "hibakusha", ou pessoas que sofreram com o bombardeio.

Pessoas expostas à “chuva negra” após a bomba atômica ganham causa

Um tribunal distrital reconheceu, pela primeira vez, que as pessoas que foram expostas à chuva radioativa, imediatamente após o bombardeio atômico de Hiroshima, em 1945, como “hibakusha”, ou pessoas que sofreram com o bombardeio.

Em 2015, um total de 84 demandantes, incluindo residentes locais entre 75 e 96 anos de idade e familiares enlutados, entrou com uma ação judicial contra a cidade de Hiroshima e a província de Hiroshima.

Eles alegaram ter sofrido problemas de saúde devido à exposição ao que é conhecido como “chuva negra” contendo substâncias radioativas, e exigiram que lhes fossem emitidos certificados reconhecendo-os como sobreviventes do bombardeio atômico de 75 anos atrás.

Os governos municipais e da província alegaram que não há provas sólidas de que os residentes tenham sido expostos a uma quantidade de materiais radioativos que causariam problemas de saúde.

Nesta quarta-feira (29), no Tribunal Distrital de Hiroshima, o juiz presidente, Takashima Yoshiyuki, descreveu o testemunho dos demandantes como razoável. Ele disse que seus registros de saúde mostram que eles desenvolveram doenças que se acredita estarem ligadas às consequências do bombardeio atômico, o que os torna elegíveis para os certificados de “hibakusha”.