Partes do Japão se preparam para mais chuvas
Uma nova onda de chuva forte pode trazer ainda mais enchentes e deslizamentos de terra para o Japão. Cerca de 10.000 pessoas, na região de Chugoku, são solicitadas a evacuar, mais de uma semana depois que o clima severo devastou, pela primeira vez, as comunidades de Kyushu.
As autoridades pediram que as pessoas deixassem suas casas na terça-feira, depois que um rio na província de Shimane transbordou de suas margens.
Partes das províncias de Fukuoka, Kumamoto e Hiroshima sofreram chuvas intensas durante a noite.
A água causou o colapso de uma colina atrás de uma casa. As equipes de salvamento estão lutando para remover montes de lama e escombros.
Ninguém foi capaz de contactar os dois moradores
Áreas já duramente atingidas não qualquer alívio enquanto a busca continua por mais de uma dúzia de pessoas desaparecidas. Setenta e duas outras morreram.
Um especialista em meteorologia diz que a chuva que atingiu Kumamoto no início deste mês caiu “como um rio”. Espalhou-se por uma área de 500 quilômetros e transportou mais de meio milhão de toneladas de vapor de água por segundo.
O professor, Tsuboki Kazuhisa, da Universidade de Nagoya disse: “O Amazonas, o maior rio do mundo, transporta cerca de 200 mil toneladas de água por segundo”. Uma estimativa aproximada de duas vezes essa quantidade estava fluindo para a região de Kumamoto. A situação não mudou muito, por isso ainda podemos esperar que uma quantidade substancial de vapor ainda chegue a região”.
No rescaldo da chuva intensa, as comunidades também estão se unindo para ajudar os necessitados.
As autoridades dizem que mais de 14.000 residências e outros edifícios foram danificados.
- Japão apreende barco chinês após nova incursão ilegal - 13 de fevereiro de 2026 8:14 am
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
















