Oficiais da ONU partem para as cidades japonesas bombardeadas com bombas atômicas
A Sub-Secretária-Geral e Alto Representante para Assuntos de Desarmamento da ONU, Nakamitsu Izumi, participará das cerimônias em Hiroshima e Nagasaki, em agosto, para marcar o 75º aniversário do bombardeio atômico americano das cidades japonesas.
Nakamitsu decidiu viajar depois que o Secretário-Geral, Antonio Guterres, desistiu de sua viagem a Hiroshima devido à pandemia do coronavírus chinês.
Antes de sua partida, Nakamitsu disse à NHK que quer enviar uma mensagem das cidades bombardeadas atomicamente para transmitir o compromisso da ONU com o desarmamento nuclear.
Ela admitiu que os esforços de desarmamento nuclear estão enfrentando dificuldades.
Teme-se que o Novo Tratado START entre os EUA e a Rússia termine, depois de expirar em fevereiro próximo.
As partes do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, ou Non-Proliferation of Nuclear Weapons – TNP, poderiam dividir-se entre as potências nucleares e outras na conferência de revisão da ONU sobre o TNP no próximo ano.
Nakamitsu disse que fazer progressos seria muito difícil, mas que ela não perdeu a esperança.
Ela propôs três focos para a reunião do TNP: declarar não utilizar armas nucleares; reconfirmar a importância do TNP; e medidas para reduzir os riscos, mantendo mais transparência dos arsenais nucleares.
Nakamitsu deixou Nova York neste sábado (18). Após chegar a Tóquio no domingo, ela planeja ficar em quarentena durante 14 dias, manter conversações com funcionários do governo e participar das cerimônias nas duas cidades.
- Chuvas torrenciais matam centenas na Ásia - 1 de dezembro de 2025 5:39 am
- Rússia eleva taxa de veículos importados - 1 de dezembro de 2025 4:25 am
- Ataque a petroleiros russos no Mar Negro - 1 de dezembro de 2025 4:10 am

