Manifestação se opõe à proposta para as águas residuais de Fukushima
Dezenas de jovens da província de Fukushima se mobilizaram contra a proposta de um painel governamental sobre como descartar as águas residuais radioativas armazenadas na usina nuclear danificada Daiichi.
Cerca de 50 pessoas, incluindo pescadores, percorreram a cidade de Koriyama neste domingo (12).
A manifestação foi organizada por um grupo de moradores de Fukushima na faixa dos 20 e 30 anos, que disseram que os rumores prejudiciais sobre a prefeitura podem circular se as águas residuais forem descartadas de forma inadequada.
O representante do grupo, Sato Taiga, disse que uma pesquisa mostra que a maioria dos entrevistados não sabe sobre o assunto. Ele acrescentou que espera que as atividades do grupo aumentem a conscientização entre as pessoas, inclusive a geração mais jovem.
A água usada para resfriar o combustível nuclear fundido do acidente de 2011 na usina tem a maioria dos materiais radioativos removidos antes de serem armazenados em tanques. Mas a água tratada ainda contém trítio e algumas outras substâncias radioativas.
A quantidade armazenada atingiu cerca de 1,2 milhões de toneladas. O operador da usina, Tokyo Electric Power Company – TEPCO, espera atingir a sua capacidade por volta do verão de 2022.
Em fevereiro, um painel governamental compilou um relatório que diz que uma solução realista é liberar as águas residuais no mar ou no ar após diluí-las em conformidade com as normas ambientais e outras.
O governo está em processo de ouvir as opiniões dos governos locais e organizações relevantes antes de tomar sua decisão final sobre como se desfazer da água tratada.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am