Japão trocará o carvão por energia renovável
O ministro da indústria do Japão declarou que seu ministério planeja estudar a elaboração de um roteiro para reduzir a geração de energia a carvão, ao mesmo tempo em que visa acelerar uma mudança em direção à energia renovável.
Kajiyama Hiroshi falou aos repórteres na sexta-feira (3), sobre a revisão drástica da geração de energia feita pelo ministério.
Kajiyama disse que o governo espera eliminar, gradualmente, as usinas elétricas a carvão, ineficientes, para alcançar uma sociedade livre de carbono. Ele disse que instruiu os funcionários do ministério para que iniciassem discussões a fim de criar um sistema mais viável.
O ministério planeja criar um painel de especialistas sobre o assunto este mês.
O painel discutiria formas de cortar a geração de energia em usinas a carvão, ultrapassadas, em cerca de 90% até o ano fiscal de 2030. Isto significaria o fechamento de cerca de 100 geradores antigos. O painel também discutiria como evitar cortes maciços de energia no caso de desastres naturais.
Para acelerar a mudança para o uso de energia renovável, o painel deve rever as regras atuais para dar prioridade às usinas que utilizam combustível renovável em relação aos combustíveis fósseis no uso de linhas de transmissão de energia.
O ministério espera compilar um roteiro este ano.
A geração de energia elétrica a carvão representou 31% da produção de eletricidade do Japão no ano fiscal de 2018. O governo pretende reduzir a dependência do carvão para 26% até o ano fiscal de 2030.
Kajiyama enfatizou a determinação do governo de reduzir as emissões de dióxido de carbono. Ele disse que o Japão é um país insular pobre em recursos, sem redes de linhas elétricas ligadas ao continente, mas está pronto para fazer o que puder, sem desculpas.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am