Japão, EUA e Austrália fazem exercício naval no Mar do Sul da China
A Força de Auto-Defesa Marítima do Japão informa que está, atualmente, conduzindo um exercício militar conjunto com as marinhas dos EUA e da Austrália em áreas que incluem o Mar do Sul da China.
A Maritime Self-Defense Force – MSDF, anunciou nesta terça-feira (21), que seu destroyer Teruzuki, o porta-aviões americano USS Ronald Reagan e um navio anfíbio australiano estão participando conjuntamente com outros seis navios.
O exercício começou neste domingo (19). A MSDF diz que os oficiais de defesa dos três países estão simulando vários cenários de batalha nas águas da reigão Ásia-Pacífico, desde o Mar do Sul da China até o mar ao largo de Guam, e estão verificando o papel de cada navio, e a capacidade de compartilhar informações.
A Marinha dos EUA revelou que, no início deste mês, havia destacado dois porta-aviões para o Mar do Sul da China em dois exercícios diferentes. O exercício multinacional, em andamento, poderia ter como objetivo enfatizar a cooperação dos três países, já que os Estados Unidos têm aumentado a pressão sobre a crescente presença militar da China na região.
O Chefe de Gabinete da MSDF, Yamamura Hiroshi, disse aos repórteres nesta terça-feira (21), que o exercício conjunta é o primeiro desde o início da pandemia do coronavírus chinês. Ele disse que espera tornar amplamente conhecido o estreito relacionamento dos países, aproveitando a oportunidade.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am