11.8 C
Kóka
sábado, 27 setembro, 2025 12:14: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão decreta situação de “grave desastre” por causa das inundações

spot_img

Japão decreta situação de “grave desastre” por causa das inundações

O governo japonês informa que designará a forte chuva que inundou a região sudoeste de Kyushu como um “desastre natural grave”, a fim de aumentar os subsídios estatais para os trabalhos de reconstrução.

O Secretário Chefe de Gabinete, Suga Yoshihide, disse aos repórteres, nesta quarta-feira (8), que o governo está avaliando os danos para decidir quais áreas devem ser cobertas pela medida.

Ele disse que a designação será feita para as áreas assim que forem consideradas elegíveis, enfatizando a importância de que os municípios locais possam continuar os esforços de recuperação sem preocupações financeiras. Suga disse que recebeu um relatório dizendo que várias comunidades permanecem isoladas em Kumamoto, que é uma das prefeituras mais duramente atingidas.

Suga disse que as equipes de resgate já visitaram comunidades na aldeia de Kuma para verificar a saúde e o abastecimento alimentar dos moradores. Ele acrescentou que o pessoal será enviado para outras aldeias isoladas e que os detritos dos deslizamentos de terra devem ser limpos o mais rápido possível.

Suga também citou relatórios das prefeituras de Gifu e Nagano, no centro do Japão. Ele disse que nenhuma baixa foi confirmada, mas algumas áreas das duas prefeituras estão isoladas.

Suga pediu às pessoas que permanecessem em alerta contra possíveis chuvas em grandes áreas, do oeste ao nordeste do país, pois espera-se que a frente de chuva permaneça até sexta-feira (10).

SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img