Japão atinge outro recorde diário de infecções do vírus chinês
O Japão bateu um recorde de infecções diárias por coronavírus por um terceiro dia consecutivo. As autoridades dizem que mais de 1.500 casos foram confirmados na sexta-feira.
O Primeiro Ministro, Abe Shinzo, disse: “Estamos acompanhando a situação de perto com um senso de alerta máximo. Estamos dando prioridade aos testes. Vamos realizar testes extensivamente para detectar e isolar os portadores do vírus”.
Tóquio também viu um número recorde de casos, 463. Isso eleva o número total de infecções na capital para quase 12.700, com mais da metade acontecendo em julho.
A governadora de Tóquio, Koike Yuriko, disse: “Estamos quase no ponto em que declarar o estado de emergência apenas para Tóquio tem que ser considerado. Quero pedir a todos que tomem providências para que possamos evitar outras medidas”.
A governadora está pedindo aos residentes que se abstenham de viajar e participar de eventos e reuniões neste verão.
O coronavírus chinês continua a se espalhar pelo Japão. Mais de 1.200 casos foram relatados em cada um dos últimos três dias. Especialistas alertam que a demanda por ventiladores e tratamento na UTI pode aumentar, pois os casos graves têm a tendência de seguir a evolução geral.
Ministros e especialistas se reuniram nesta sexta-feira (31), para discutir medidas anti-vírus. Eles criaram uma nova maneira de classificar as situações em todo o país.
O chefe do painel de especialistas disse que Tóquio e Osaka estão atualmente no que eles descrevem como “aumento gradual”, enquanto outras áreas estão sendo rotuladas como “infecções esporádicas”.
Omi Shigeru disse: “Se ocorrer um aumento rápido, será tarde demais. Portanto, precisamos encontrar sinais precoces para que o governo possa tomar medidas mais fortes”.
O ministro encarregado da resposta do governo ao coronavírus, disse que pediu ao painel que sugerisse maneiras de monitorar a situação.
O Ministro da Revitalização Econômica, Nishimura Yasutoshi, disse: “Queremos que eles discutam como avaliar quantitativamente a tensão nos sistemas médicos, assim como o número de casos graves, pacientes idosos e novas infecções”.
No total, mais de 37.000 pessoas testaram positivo para o coronavírus chinês no Japão. Mais de 1.000 pessoas morreram.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am