Imagens sugerem que a Coreia do Norte continua enriquecendo urânio
Pesquisadores americanos informaram que imagens de satélite sugerem que a Coreia do Norte continua a enriquecer o urânio.
Na terça-feira, o grupo de pesquisa 38 North divulgou um relatório que contém uma análise das últimas imagens de satélite do complexo nuclear de Nyongbyon.
Os pesquisadores dizem que um possível trailer de um tanque de nitrogênio líquido foi avistado em julho, em um edifício que se acredita ser uma usina de enriquecimento de urânio. Eles dizem que a substância necessária para o processo de enriquecimento poderia ter sido entregue.
Eles dizem que também observaram vagões especializados no início de julho.
Os pesquisadores dizem que vagões, veículos e/ou reboques foram observados durante o ano passado e que sua análise sugere que as operações contínuas de enriquecimento de urânio da Coreia do Norte vão além daquelas necessárias para manter as instalações.
O ditador norte-coreano, Kim Jong Un, disse nesta segunda-feira que seu país pode garantir permanentemente sua segurança, possuindo um nível de segurança muito superior ao necessário para a manutenção das instalações.
O líder norte-coreano Kim Jong Un disse nesta segunda-feira que seu país pode garantir permanentemente sua segurança, possuindo um desencorajador nuclear. Seu comentário ocorre em meio às conversações paralisadas de desnuclearização com os Estados Unidos.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am