Hong Kong posterga eleições citando o surto do vírus chinês
O governo de Hong Kong decidiu adiar as próximas eleições do Conselho Legislativo por um ano, citando um recente surto de infecções por coronavírus chinês.
A Chefe Executiva, Carrie Lam, anunciou em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (31), o adiamento das eleições originalmente agendadas para 6 de setembro.
Lam disse que era uma decisão difícil, mas ela assumiu a responsabilidade de proteger a saúde das pessoas, pois o coronavírus chinês se espalhou novamente desde, o início de julho.
Ela também disse que o adiamento foi baseado inteiramente em razões de segurança pública e que não houve considerações políticas.
O governo de Hong Kong está intensificando o controle das atividades políticas no território após a entrada em vigor da nova lei de segurança nacional, no final de junho.
Sua última decisão deu um duro golpe no grupo pró-democracia que visava assegurar pela primeira vez a maioria dos assentos no conselho legislativo.
Na quinta-feira (30), 12 candidatos do grupo foram desqualificados para as eleições por causa de suas posições políticas.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am