Exposição do Japão pós-guerra durante a ocupação
Uma exposição mostrando a vida no Japão durante a ocupação dos Aliados após a Segunda Guerra Mundial foi inaugurada em Tóquio. Em agosto, o Japão marca o 75º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.
A exposição está sendo realizada no Museu Nacional Showa Memorial, em Chiyoda, a partir deste sábado (18). Um total de 135 fotografias e outros itens retratando a sociedade japonesa após a guerra estão em exposição. A ocupação durou quase sete anos.
Uma seção focalizada na sociedade imediatamente após a guerra mostra a escassez de alimentos e outros bens. Uma fotografia colorida mostra itens vendidos nos mercados negros, como ovos e atum. Um diário em exposição fala da produção de mingau ao ar livre.
Um cartaz do filme Rashomon, dirigido por Kurosawa Akira, é exibido na seção que introduz a cultura durante a ocupação. O filme ganhou o primeiro Prêmio Leão de Ouro do Japão no Festival Internacional de Cinema de Veneza de 1951.
A exibição mostra como a moda, os filmes e outros aspectos culturais se espalharam pelo país durante este período, sob rigorosa censura imposta pelas forças da ocupação.
Cartazes mostrando o contraste entre um sistema familiar patriarcal e uma sociedade igualitária em termos de gênero também ilustram as transições na sociedade japonesa.
Yoshiba Ai, do museu, disse que 75 anos depois, está se tornando cada vez mais difícil ouvir relatos diretos da vida após a guerra. Yoshiba disse que quer que os visitantes vejam como as pessoas na época trabalhavam em prol da recuperação e das mudanças que surgiram em suas vidas.
- Exercício Japão-EUA pode incluir novo sistema de mísseis - 6 de agosto de 2025 12:23 am
- Calor recorde no Japão compromete produção de hortaliças - 6 de agosto de 2025 12:18 am
- Japão registra recorde histórico de 41,8°C em Isesaki - 6 de agosto de 2025 12:12 am