EUA manda fechar Consulado da China em Houston
A Casa Branca reconheceu oficialmente que ordenou à China que fechasse seu consulado em Houston, Texas.
O porta-voz do Departamento de Estado, Morgan Ortagus, disse em uma declaração nesta quarta-feira (22), que o fechamento foi “para proteger a propriedade intelectual americana e as informações privadas dos americanos”.
A declaração também diz que, nos termos da Convenção de Viena, os estados “têm o dever de não interferir nos assuntos internos” do estado anfitrião.
Enquanto isso, o Secretário de Estado, Mike Pompeo, encontrou-se com repórteres na Dinamarca, onde ele está de visita. Sem oferecer nenhuma informação específica, ele reiterou acusações sobre o roubo chinês de propriedade intelectual dos EUA.
Ele enfatizou que a ação foi feita para proteger a segurança nacional, a economia e os empregos dos EUA.
O senador republicano, Marco Rubio, conhecido por tomar uma posição de linha dura contra a China, nesta quarta-feira tweeted que “o consulado da China em Houston não é uma instalação diplomática. É o nó central da vasta rede de espiões e operações de influência do Partido Comunista Chinês nos Estados Unidos”. Ele acrescentou que o edifício deve fechar.
O governo chinês parece disposto a retaliar.
Vários meios de comunicação dos EUA relataram que a China ordenará o fechamento do Consulado Geral dos EUA em Wuhan, um passo que irá agravar ainda mais as relações bilaterais entre os dois países.
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am
- Enchentes-relâmpago matam mais de 40 na Caxemira indiana - 16 de agosto de 2025 1:34 am