EUA e União Européia condenam a lei de segurança da China para Hong Kong

A promulgação da lei de segurança nacional da China para Hong Kong atraiu fortes críticas dos Estados Unidos e da União Européia.

0

EUA e União Européia condenam a lei de segurança da China para Hong Kong

A promulgação da lei de segurança nacional da China para Hong Kong atraiu fortes críticas dos Estados Unidos e da União Européia.

O Conselho de Segurança Nacional na Casa Branca emitiu uma declaração nesta terça-feira (30/06), depois que o principal órgão legislativo da China aprovou a lei.

A declaração diz: “Como Pequim, agora, trata Hong Kong como ‘Um país, um sistema’, os Estados Unidos também devem fazê-lo”. E acrescentou: “Os Estados Unidos continuarão a tomar medidas fortes contra aqueles que sufocaram a liberdade e a autonomia de Hong Kong”. Exortamos Pequim a reverter imediatamente o rumo”.

Os EUA já anunciaram que imporão restrições de vistos às autoridades chinesas, e também porão fim às exportações controladas de defesa para Hong Kong.

O Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse aos repórteres, na terça-feira, que a lei corre o risco de prejudicar seriamente o alto grau de autonomia de Hong Kong e ter um efeito prejudicial sobre a independência do poder judiciário e do Estado de direito.

A presidente da Comissão Européia, Ursula von der Leyen, disse que a lei colocaria a China em risco de consequências negativas para a confiança empresarial, a reputação da China e a percepção pública em Hong Kong.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.