Equipes de resgate a procura de sobreviventes no Japão
O recorde de fortes chuvas no Japão deixou 69 pessoas mortas, uma sem sinais vitais, e 13 desaparecidos. A maioria das baixas foi registrada na prefeitura de Kumamoto na ilha principal de Kyushu, no sudoeste do país.
As operações de busca e resgate continuam neste domingo (12), em Kyushu.
As equipes de socorro utilizam cães farejadores e equipamento pesado para procurar pessoas desaparecidas em uma cidade da Província de Kumamoto. A busca se concentrou, em grande parte, no local de um deslizamento de terra onde um corpo foi encontrado no dia anterior.
Na Prefeitura de Oita, uma família de quatro pessoas foi, aparentemente, arrastada para um rio na quarta-feira enquanto estavam dentro de um carro. Uma delas foi encontrada morta, cerca de 10 quilômetros abaixo do local onde desapareceram. As equipes de socorro estão procurando os outros mais abaixo, no rio.
A Província de Kumamoto registrou 62 mortes como resultado das fortes chuvas. Seis pessoas continuam desaparecidas.
Uma pessoa morreu e outras cinco estão desaparecidas na Prefeitura de Oita.
Espera-se que a chuva intermitente no oeste do Japão se intensifique novamente na segunda-feira (13).
A baixa pressão também está formando nuvens de chuva sobre áreas localizadas no nordeste do Japão. Prevê-se uma chuva torrencial nas próximas horas.
A Agência Meteorológica está alertando os residentes em áreas danificadas pela chuva recorde de deslizamentos de terra e inundações, pois o solo já está saturado e alguns diques estão danificados.
Alguns rios nas prefeituras de Aomori e Iwate, no nordeste do Japão, podem transbordar a qualquer momento.
As autoridades emitiram avisos de deslizamentos de terra para partes das províncias de Iwate, Nagano e Miyazaki. Estas regiões têm um risco extremamente alto de deslizamentos de terra.
As pessoas que fazem trabalhos de limpeza devem tomar precauções contra mudanças bruscas no clima. Os residentes são aconselhados a se abrigar antes do anoitecer.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am