Coreia do Sul continua se opondo aos controles de exportação do Japão
A Coreia do Sul continua a se opor ao controle mais rigoroso do Japão sobre as exportações de materiais industriais, um ano após terem sido impostas.
O Japão anunciou as medidas sobre três materiais essenciais para a produção de semicondutores em 1º de julho do ano passado, citando preocupações de segurança.
Seul criticou a medida, dizendo que foi em retaliação às decisões do tribunal sul-coreano, que ordenou que as empresas japonesas compensassem os trabalhadores que dizem ter sido forçados a trabalhar para as empresas durante a Segunda Guerra Mundial.
A Coreia do Sul pediu, recentemente, à Organização Mundial do Comércio que criasse um painel de solução de controvérsias sobre as restrições de exportação pelo Japão.
Seul insistiu que melhorou o controle do comércio, e está instando o Japão a levantar as medidas.
O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, disse nesta segunda-feira (29/06), que seu país respondeu com sucesso, promovendo a produção interna dos materiais e peças. Ele disse que os esforços ajudaram a estabilizar a produção de semicondutores, e que ele irá avançar com eles.
Enquanto a questão comercial está paralisada, os reclamantes da decisão sobre os trabalhadores em tempo de guerra estão avançando com os procedimentos para vender os ativos apreendidos de uma empresa japonesa.
Qualquer liquidação dos ativos de empresas japonesas pode ter um sério impacto nas relações bilaterais.
Alguns meios de comunicação sul-coreanos criticaram os dois governos por não fazerem um esforço sério para melhorar suas relações.
- Canadá revisará dependência dos EUA em compras de defesa - 19 de fevereiro de 2026 12:31 am
- TAKE THE 55 lança álbum de estreia “Rhythm Secrets” - 18 de fevereiro de 2026 10:18 pm
- Artes tradicionais celebram chegada da primavera em Aomori - 18 de fevereiro de 2026 9:50 pm




















