Consulado chinês em Houston era utilizado para espionagem diz midia americana
Vários meios de comunicação americanos dizem que o consulado chinês em Houston, Texas, que Washington ordenou que fosse fechado, tem sido um foco de espionagem para a propriedade intelectual durante anos.
A NBC News citou autoridades americanas nesta quinta-feira (23), dizendo que o “consulado tem sido usado há muito tempo pelo governo chinês para roubar pesquisas médicas valiosas e que estava envolvido em tentativas de infiltração nas indústrias de petróleo e gás natural”.
Acrescentou, “o Presidente Donald Trump foi mantido informado sobre suas atividades desde logo depois de tomar posse em 2017.”
A Casa Branca reconheceu formalmente, nesta quarta-feira (22), que havia ordenado à China que fechasse o consulado. O porta-voz do Departamento de Estado, Morgan Ortagus, disse em uma declaração que o fechamento foi “para proteger a propriedade intelectual americana e as informações privadas dos americanos”.
A mídia americana diz que o consulado será fechado até as 16h desta sexta-feira (24), horário local. Se a missão diplomática for fechada, espera-se que as relações bilaterais sejam mais tensas, já que o governo chinês continua pronto para retaliar.
- Trump afirma que ataques ao Irã foram “sucesso espetacular” - 23 de junho de 2025 1:29 am
- Filme japonês vence prêmio em festival de Xangai - 23 de junho de 2025 1:17 am
- Vulcão Shinmoe entra em erupção no sudoeste do Japão - 23 de junho de 2025 1:00 am