Congresso dos EUA aprova projeto de lei de sanções contra a China sobre Hong Kong
O Congresso americano aprovou um projeto de lei para impor sanções às autoridades chinesas envolvidas nos esforços para minar a autonomia de Hong Kong.
O Senado aprovou, por unanimidade ,a Lei de Autonomia de Hong Kong na quinta-feira (2). A legislação havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados no dia anterior.
O projeto de lei visa as autoridades chinesas envolvidas em restringir a autonomia de Hong Kong. As instituições financeiras que fazem negócios com essas pessoas também enfrentariam sanções, incluindo o congelamento de ativos e a proibição de transações com bancos americanos.
O projeto de lei se torna lei uma vez assinado pelo presidente Donald Trump.
O senador republicano Pat Toomey, que co-patrocinou o projeto de lei, advertiu que a China é uma ameaça para os EUA ao tentar impor sua influência sobre Hong Kong e o mundo.
Toomey disse que a legislação envia uma mensagem de que “os Estados Unidos e o mundo livre não estão mais dispostos a olhar para além de alguns dos piores comportamentos que vêm ocorrendo”. Ele acrescentou que “nossa paciência se esgotou”.
Em uma coletiva de imprensa na quinta-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, criticou o movimento dos EUA, instando Trump a não assinar o projeto de lei. Ele advertiu que a China “reagirá fortemente e os EUA arcarão com todas as conseqüências”.
- Canadá revisará dependência dos EUA em compras de defesa - 19 de fevereiro de 2026 12:31 am
- TAKE THE 55 lança álbum de estreia “Rhythm Secrets” - 18 de fevereiro de 2026 10:18 pm
- Artes tradicionais celebram chegada da primavera em Aomori - 18 de fevereiro de 2026 9:50 pm




















