Chuvas torrenciais podem atingir extensas áreas do Japão
Uma persistente frente de precipitação sazonal pode trazer chuvas torrenciais no oeste e leste do Japão até sexta-feira (10).
A Agência Meteorológica do Japão diz que o ar quente e úmido está fluindo em direção à frente de chuva sazonal, desestabilizando as condições atmosféricas e causando o desenvolvimento de nuvens de chuva em Shikoku, Kinki e em outros locais.
A cidade de Kanoya na Prefeitura de Kagoshima, sudoeste do Japão, foi atingida por mais de 1.000 milímetros de chuva desde a última quinta-feira. Isso é o triplo da quantidade habitual para o mês de julho.
O recorde de chuvas, superando a normalidade para todo o mês de julho, foi observado nas prefeituras de Gifu e Nagano no centro do Japão.
A frente, que deve durar ainda mais tempo, provavelmente causará chuvas fortes e trovões em amplas áreas do oeste e leste do Japão nesta quinta-feira (9). Prevêem-se chuvas de mais de 50 milímetros por hora.
Durante as 48 horas que terminam no final da tarde da sexta-feira, Kyushu e Shikoku podem esperar chuvas entre 300 e 400 milímetros. Kinki e Tokai podem esperar de 200 a 300 milímetros e Kanto-Koshin de 150 a 250 milímetros.
Nuvens de chuva se desenvolveram rapidamente na província de Kochi, no oeste do Japão. O risco de enchentes é extremamente alto em áreas que sofreram chuvas torrenciais, incluindo Kyushu.
Autoridades meteorológicas estão pedindo aos residentes que fiquem em alerta contra enchentes em áreas de planície, deslizamentos de terra e rios que transbordam de suas margens.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am