China reage à remoção britânica da Huawei
A China reagiu fortemente à decisão da Grã-Bretanha de retirar os produtos do fabricante chinês de equipamentos de telecomunicações Huawei de suas redes móveis 5G.
O governo britânico disse, nesta terça-feira (14), que os produtos da Huawei devem ser removidos até 2027 e as operadoras de telecomunicações serão proibidas de comprar da empresa a partir do próximo ano.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, falou aos repórteres nesta quarta-feira (15).
Hua disse que a Grã-Bretanha tomou a decisão errada, em flagrante violação da economia de mercado e do livre comércio.
Ela disse que a decisão prejudica os interesses das empresas chinesas e quebra a confiança mútua entre os dois países.
A porta-voz também disse que a remoção da Huawei não é apenas um problema para uma empresa ou uma indústria, mas um problema que representa uma ameaça aos investimentos chineses na Grã-Bretanha.
A China é fortemente crítica em relação à Grã-Bretanha, pois tomou a decisão em resposta aos apelos dos Estados Unidos. Os observadores dizem que suas relações, que antes eram boas, poderiam se deteriorar.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am