China ordena que os EUA fechem o consulado em Chengdu
A China ordenou aos Estados Unidos que fechassem seu consulado na cidade de Chengdu, em retaliação a uma ação similar de Washington.
O Ministério das Relações Exteriores da China disse, nesta sexta-feira (24), que notificou os Estados Unidos de sua retirada de consentimento para estabelecer o consulado na cidade da província de Sichuan. Pediu a paralisação de todas as operações consulares.
Os Estados Unidos ordenaram o fechamento do consulado chinês em Houston, Texas, na terça-feira (21), citando a necessidade de proteger a propriedade intelectual americana e a informação privada.
O Ministério das Relações Exteriores chinês disse que os EUA violaram gravemente o direito internacional e as normas básicas das relações internacionais.
Disse que a decisão prejudicou gravemente as relações China-EUA, e que os Estados Unidos são responsáveis por tudo isso. O ministério exortou os EUA a retratarem a sua decisão e normalizarem os laços bilaterais.
O fosso entre as duas grandes potências está se tornando mais sério. Na quinta-feira (23), o secretário de Estado americano Mike Pompeo chamou o presidente chinês Xi Jinping de “um verdadeiro crente em uma ideologia totalitária falida”.
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
- Festival em Kochi encanta público com lança cerimonial - 13 de fevereiro de 2026 4:08 am
















