China faz nova reivindicação territorial, desta vez no Butão

A China reivindicou territorialmente um santuário de vida selvagem no Butão oriental, em uma nova disputa de fronteira entre a China e o reino dos Himalaias.

0

China faz nova reivindicação territorial, desta vez no Butão

A China reivindicou territorialmente um santuário de vida selvagem no Butão oriental, em uma nova disputa de fronteira entre a China e o reino dos Himalaias.

A reivindicação da China foi registrada na ata da reunião do mês passado do Global Environment Facility, que ajuda os países em desenvolvimento a enfrentar os problemas ambientais.

O documento mostra que a China insistiu na reunião que o Santuário de Vida Selvagem de Sakteng, no Butão oriental, está localizado em uma área disputada e está na agenda das conversações de fronteira entre os dois países.

O representante do Butão, alegadamente, refutou a afirmação da China, dizendo que o santuário é um território inseparável do Butão e que ele nunca foi discutido nas conversações.

O governo do Butão diz que o santuário, rico em natureza, que se estende por 650 quilômetros quadrados foi desenvolvido desde 2003 e está atualmente aberto aos turistas.

A China e o Butão realizaram 24 rodadas de conversações desde 1984 para abordar a demarcação indecisa de sua fronteira comum.

Especialistas dizem que as conversações de fronteira foram limitadas a áreas disputadas no Butão ocidental e central, e não se referiram à parte oriental. A China fez sua primeira reivindicação territorial oficial para a região oriental na reunião de junho.

Em Pequim, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, disse aos repórteres nesta terça-feira (21), que a fronteira entre a China e o Butão ainda não havia sido demarcada. Ele disse que as disputas sobre o Butão oriental, central e ocidental já existem há anos.

Há três anos, a China iniciou a construção de estradas em uma área disputada do Butão ocidental. Isto levou a Índia, que tem laços estreitos com o reino dos Himalaias, a implantar tropas militares. As forças chinesas e indianas se enfrentaram por dois meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.