China abre novo escritório de segurança em Hong Kong
A China abriu um novo escritório de segurança em Hong Kong, reforçando ainda mais o seu domínio sobre o território.
A inauguração do escritório do governo central para a salvaguarda da segurança nacional em Hong Kong baseia-se em uma lei de segurança nacional para o território, que entrou em vigor na semana passada. Pequim diz que a nova organização supervisionará o governo de Hong Kong na repressão de crimes que enfraquecem a segurança da China.
A legislação da China Continental permite ao escritório investigar e processar casos criminais envolvendo grupos estrangeiros. Alguns meios de comunicação de Hong Kong informaram que o escritório contará com cerca de 300 funcionários.
Uma cerimônia de abertura foi realizada em um hotel, em um movimentado distrito comercial, nesta quarta-feira (8). O escritório usará o hotel como sua sede, por enquanto.
Luo Huining, o chefe do escritório de ligação da China na cidade, disse na cerimônia que o escritório, recém-lançado ,é o guardião da segurança nacional.
Zheng Yanxiong, que dirige a nova entidade de segurança, observou que seu escritório irá cooperar com outras agências da China continental na região administrativa especial, e com agências do governo de Hong Kong. Ele acrescentou que o escritório cumprirá seu dever sem infringir os direitos e interesses legítimos de qualquer indivíduo ou organização.
Um comitê do governo de Hong Kong, sobre a aplicação da lei de segurança, já está em funcionamento. Ele está sob a supervisão de Pequim.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















