Candidatos se registram para as eleições de Hong Kong
O registro de candidatos começou em Hong Kong, para uma eleição destinada a escolher os membros da legislatura do território. Será a primeira eleição para o Conselho Legislativo desde que Pequim promulgou a lei de segurança nacional para o território.
Neste sábado (18), os candidatos começaram a se registrar para concorrer ao Conselho de 70 parlamentares. A votação será realizada no dia 6 de setembro.
O grupo pró-democracia tem como objetivo ganhar, pela primeira vez, uma maioria, derrotando os candidatos pró-Pequim.
Antes da inscrição, o vice-presidente do maior partido pró-Pequim, Horace Cheung, disse estar feliz que a sociedade está se tornando estável logo após a entrada em vigor da lei de segurança nacional.
Ele disse que é necessário mais tempo para ver se a eleição será realizada de maneira justa e não violenta.
O titular pró-democracia Ip Kin-yuen disse que para mudar a situação atual em Hong Kong, os candidatos pró-democracia devem assegurar a maioria. Ele expressou a esperança de que aqueles que apoiam a democracia trabalharão em prol desse objetivo.
As inscrições para candidatura se estenderão até 31 de julho.
O ativista Joshua Wong e outros 15 candidatos pró-democracia, que assumem uma posição de confronto contra Pequim, devem apresentar sua candidatura na próxima semana ou mais tarde.
A atenção está voltada para saber se as autoridades de gestão eleitoral de Hong Kong permitirão que estes candidatos concorram após a entrada em vigor da lei de segurança nacional que regulamenta as atividades anti-governamentais.
- Ouro atinge valor recorde no Japão com tensão geopolítica - 30 de setembro de 2025 9:13 am
- Congresso Internacional de Astronáutica reúne líderes em Sydney - 30 de setembro de 2025 9:07 am
- Ishiba se reúne com presidente sul-coreano em Busan - 30 de setembro de 2025 9:03 am