Austrália suspende tratado de extradição com Hong Kong
O impacto da nova lei de segurança nacional da China para Hong Kong continua a reverberar longe de suas fronteiras. Um resultado é que a Austrália decidiu suspender seu acordo de extradição com o território, e estender os vistos para os cidadãos de Hong Kong.
O Primeiro Ministro, Scott Morrison, disse nesta quinta-feira (9), que a legislação de segurança nacional constitui “uma mudança fundamental das circunstâncias” em relação ao acordo de extradição com Hong Kong. Ele também disse que o governo notificou formalmente Hong Kong e aconselhou as autoridades chinesas.
Morrison anunciou que os vistos para estudantes e trabalhadores de Hong Kong no país serão estendidos para cinco anos.
Após esse período, eles terão um caminho para a residência permanente.
Quase 10.000 portadores de visto elegíveis estão vivendo atualmente na Austrália. Cerca de 2.500 outros moram fora do país.
O governo australiano atualizou seus conselhos de viagem. O governo está instando os cidadãos australianos a reconsiderar se eles precisam ficar em Hong Kong. Diz que a extensão total da nova lei permanece pouco clara, e os australianos poderiam ser detidos por motivos vagos de segurança nacional.
Pequim reagiu rapidamente à decisão. Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, disse em um briefing diário que a mudança de Camberra é uma violação do direito internacional e das regras básicas das relações internacionais.
Ele também chamou a decisão de “interferência grosseira nos assuntos internos da China”. Zhao também disse que a China poderia tomar medidas de retaliação.
- Onda de calor no Japão pode chegar a 40°C neste fim de semana - 30 de agosto de 2025 12:28 am
- Nascimentos no Japão atingem mínima histórica em 2025 - 30 de agosto de 2025 12:20 am
- Corte da Tailândia destitui premiê Paetongtarn - 30 de agosto de 2025 12:14 am