As pessoas voltam a comer fora, mas a paisagem mudou
Os restaurantes no Japão estão vendo sua renda aumentar novamente, dois meses depois que o governo suspendeu uma declaração de emergência sobre o coronavírus chinês. Mas uma nova pesquisa constatou que o trânsito de clientes ainda é apenas cerca da metade do nível visto no ano passado.
A empresa de TI, Toreta, sediada em Tóquio, compilou dados de cerca de 5.800 restaurantes em todo o Japão. A empresa fabrica sistemas para fazer reservas e gerenciar as informações dos clientes.
Os resultados mostram que o número de clientes começou a cair em fevereiro, quando o coronavírus chinês começou a se espalhar.
Na quarta semana de abril, quando uma declaração de emergência em todo o país estava em vigor, o trânsito de clientes atingiu o fundo do poço, diminuindo quase 93% em relação ao ano passado.
Os números têm se recuperado gradualmente desde que a declaração foi levantada, perto do final de maio. Mas seu total, na terceira semana de julho, foi reduzido em cerca de metade em relação ao nível do ano passado.
A pesquisa também constatou que muitos clientes estão jantando sozinhos ou em pares. O número de festas com mais de 10 pessoas diminuiu em mais de 80% em relação ao ano passado.
O fundador da Toreta, Nakamura Hitoshi, diz que os restaurantes, em áreas movimentadas e os que visam grandes grupos ainda estão lutando e devem mudar sua estratégia para atender melhor os grupos menores.
- Canadá revisará dependência dos EUA em compras de defesa - 19 de fevereiro de 2026 12:31 am
- TAKE THE 55 lança álbum de estreia “Rhythm Secrets” - 18 de fevereiro de 2026 10:18 pm
- Artes tradicionais celebram chegada da primavera em Aomori - 18 de fevereiro de 2026 9:50 pm




















