Abe pede uma declaração de “desastre extraordinário
O Primeiro Ministro, Abe Shinzo, instruiu uma força-tarefa do governo para acelerar os trabalhos para declarar a chuva torrencial no sudoeste do Japão um “desastre extraordinário”. Isso permitiria que as vítimas recebessem apoio especial para reconstruir suas vidas.
Abe disse, nesta terça-feira (7), que muitos distritos nas áreas afetadas foram cortados por enchentes e deslizamentos de terra. Ele pediu esforços contínuos para resgatar e apoiar os sobreviventes, e para procurar os desaparecidos.
Abe também disse que o número de pessoal da Força de Auto-Defesa em missão de socorro em catástrofes será duplicado para 20.000, para atender à crescente demanda por ajuda na alimentação e no banho.
Abe disse que grandes quantidades de destroços e lama se acumularam nas regiões afetadas e que removê-los o mais rápido possível será o primeiro passo para que os sobreviventes reconstruam suas vidas.
Ele disse para a força-tarefa trabalhar com os governos locais no esforço contínuo de coleta e eliminação de tais resíduos.
Abe também instruiu o grupo a acelerar o trabalho para designar a forte chuva como um “desastre extraordinário”, para ajudar a colocar as vidas dos sobreviventes em ordem enquanto avalia os danos.
Ele disse que a forte chuva está prevista em vastas áreas do Japão, pois espera-se que a frente de chuva permaneça perto da ilha principal de Honshu até quinta-feira.
Ele pediu às pessoas em todo o Japão que estejam em alerta e que obtivessem as últimas informações dos governos locais para tomar medidas sem demora para proteger suas vidas.
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am