A China condena a entrada dos EUA em seu consulado de Houston
A mídia americana noticiou que autoridades americanas entraram no consulado chinês em Houston, depois que este foi fechado por ordem de Washington.
O Ministério das Relações Exteriores chinês condenou a ação dos EUA em uma declaração divulgada neste sábado (25).
Funcionários do Departamento de Estado dos EUA revelaram, na sexta-feira (24), à noite, que o consulado chinês na cidade do sul dos EUA havia sido fechado.
A mídia informou que os oficiais abriram a porta dos fundos do edifício e entraram no recinto após o prazo imposto pelos EUA às 16h de sexta-feira.
A declaração do Ministério das Relações Exteriores chinês diz que, nos termos da Convenção de Viena e do acordo consular bilateral, tal entrada não é permitida por nenhum meio. Ela acrescenta que a China expressa forte insatisfação e oposição resoluta.
A Convenção de Viena estipula a proteção das embaixadas e consulados.
Pequim ordenou, anteriormente, que Washington fechasse o consulado dos EUA em Chengdu, província de Sichuan.
A mídia chinesa relatou operações que são amplamente vistas como preparativos para o fechamento do consulado dos EUA na cidade chinesa. Eles relataram que os policiais foram colocados nas ruas em frente ao consulado dos EUA e que um grande ônibus e caminhões estavam sendo conduzidos para dentro e para fora das instalações.
- Canadá revisará dependência dos EUA em compras de defesa - 19 de fevereiro de 2026 12:31 am
- TAKE THE 55 lança álbum de estreia “Rhythm Secrets” - 18 de fevereiro de 2026 10:18 pm
- Artes tradicionais celebram chegada da primavera em Aomori - 18 de fevereiro de 2026 9:50 pm




















