4 pessoas presas em Hong Kong por violação da nova lei se segurança
A polícia em Hong Kong prendeu quatro ex-membros de um grupo pró-independência por suspeita de violação da nova lei de segurança nacional para o território.
A polícia prendeu Tony Chung, de 19 anos, e três outras pessoas de 16 a 21 anos nesta quarta-feira (29), por suposta incitação à secessão. Eles pertenciam a um grupo chamado Studentlocalism, e Chung era seu líder.
A polícia diz que os quatro estavam envolvidos na formação de um novo grupo este mês e pediu a fundação de uma “República de Hong Kong” através da mídia social. A polícia também diz que os jovens ativistas conclamaram as pessoas pró-independência a se unirem e lutarem por esse objetivo.
O Studentlocalism foi criado em 2016, mas foi dissolvido em Hong Kong no final de junho deste ano. O grupo disse que continuaria operando no exterior.
Algumas pessoas foram presas por carregar bandeiras da independência de Hong Kong após a entrada em vigor da lei de segurança nacional imposta pela China.
As prisões dos quatro ativistas são as primeiras de seu tipo, na medida em que ocorreram não no local de protestos de rua, mas como resultado de uma investigação policial.
A polícia de Hong Kong diz que os quatro serão interrogados em um departamento recém-criado, dedicado a casos relativos à lei de segurança nacional. A atenção está voltada para quais procedimentos criminais serão tomados.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am