Tribunal superior dos EUA derruba lei do aborto na Louisiana
A Suprema Corte dos EUA derrubou uma lei da Louisiana que impõe restrições às clínicas de aborto, na primeira grande decisão sobre aborto desde que o Presidente Donald Trump tomou posse.
Na segunda-feira (29), o tribunal superior decidiu contra a lei de 2014 que exige que os médicos que realizam abortos tenham uma afiliação formal chamada “admissão de privilégios – admitting privileges” em um hospital próximo à sua clínica.
O tribunal considerou a legislação inconstitucional, dizendo que ela coloca um fardo indevido sobre as mulheres que buscam abortos.
Em uma decisão de 5-4, o presidente conservador John Roberts e quatro juízes liberais votaram contra a lei da Louisiana.
O aborto tem sido uma questão controversa nos Estados Unidos, mesmo depois que a Suprema Corte decidiu, em 1973, que o acesso ao aborto seguro e legal é um direito constitucional.
Espera-se que a decisão de segunda-feira dê um grande golpe em Trump. O presidente é anti-aborto e nomeou juízes conservadores para o tribunal superior para apelar aos seus apoiantes.
- Japão resiste a proposta da UE sobre comércio de enguias - 25 de novembro de 2025 6:01 am
- Phil Tittle lança álbuns inspirados em viagens e contrastes - 25 de novembro de 2025 3:59 am
- Lia Cordoni retorna ao programa Sons do Brasil, edição 552 - 25 de novembro de 2025 1:08 am

