Surgem casos de vírus chinês na quarentena de aeroportos no Japão
O número de casos de coronavírus chinês tem aumentado acentuadamente na quarentena aeroportuária entre as pessoas que chegam ao Japão, embora a epidemia esteja diminuindo em muitas partes do país.
O Ministério da Saúde afirma que 131 pessoas foram confirmadas como portadoras do coronavírus chinês nos postos de quarentena dos aeroportos a partir de 25 de maio, quando o estado de emergência foi totalmente suspenso no Japão, até esta quarta-feira (24).
O número é cerca de quatro vezes maior do que o mês que antecede o levantamento. Mais de 70% das 131 pessoas são estrangeiros.
Especialistas suspeitam que a suspensão do estado de emergência pode ter levado ao aumento.
Dizem que outro fator pode ser um aumento no número de pessoas que entram no Japão, inclusive aquelas com status de residentes, à medida que o vírus se espalha em outros países.
O governo planeja aliviar as restrições de entrada apenas para empresários de países onde a situação da infecção está sob controle.
Wada Koji, especialista em saúde pública e professor da Universidade Internacional de Saúde e Bem-Estar Social, diz que se um certo número de pessoas entrar no Japão na situação atual, pode ser um gatilho para que o vírus se espalhe, amplamente, novamente.
O professor também mencionou a necessidade de discussões abrangentes sobre a flexibilização das restrições, ao mesmo tempo em que considera o risco que o Japão deve correr.
- Líderes europeus participarão de negociações de paz em Washington - 18 de agosto de 2025 4:46 am
- Trens e voos lotam com retorno do feriado Bon no Japão - 18 de agosto de 2025 1:43 am
- Cinco montanhas de Kyoto iluminam o céu no festival Gozan - 18 de agosto de 2025 1:22 am