Pequim possui controle em casos de segurança em Hong Kong
Um alto funcionário do governo chinês diz que as autoridades na China continental terão o poder de lidar com casos sérios de segurança nacional relacionados a Hong Kong.
Deng Zhonghua, chefe adjunto do Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado, falou num simpósio em Shenzhen, no sul da China, nesta segunda-feira (15).
Ele abordou a nova legislação de segurança nacional que Pequim decidiu impor no território.
O governo de Hong Kong tem a principal responsabilidade de proteger a segurança nacional no território, afirmo.
Mas Deng também disse que haverá espaço para o governo de Pequim exercer poder sobre ameaças graves à segurança nacional.
Deng acrescentou que o governo do continente que a utilização desse poder só acontecerá em circunstâncias extremamente raras.
A nova legislação permite que Pequim crie uma instituição de segurança nacional em Hong Kong, se necessário.
Na noite de segunda-feira, mais de 1.000 cidadãos se reuniram em um distrito comercial em Hong Kong em resposta a chamadas online para manifesações contra a legislação.
Um manifestante disse saber que é difícil reverter a legislação, mas que lutará até o último minuto para proteger as liberdades de Hong Kong.
- Radio Shiga transmite reprise especial do programa O Sul em Cima, com Neubaner, Ceumar e Marimbanda - 12 de fevereiro de 2026 9:55 pm
- Falta de mão de obra reduz entregas de onigiri no Japão - 12 de fevereiro de 2026 9:25 pm
- Analistas preveem expansão do PIB japonês no fim de 2025 - 12 de fevereiro de 2026 9:21 pm
















