OMS quer US$ 18 bilhões para pesquisa de vacina contra o vírus chinês
A Organização Mundial da Saúde diz precisar de 18 bilhões de dólares em financiamento para desenvolver e distribuir uma vacina contra o coronavírus chinês.
A cientista chefe da OMS, Soumya Swaminathan, fez o apelo aos governos do mundo inteiro em uma coletiva de imprensa em Genebra, na Suíça, nesta sexta-feira (26).
Swaminathan disse que existem, atualmente, mais de 200 vacinas candidatas, com 15 na fase de testes clínicos.
Ela disse que poderia levar de 12 a 18 meses para desenvolver uma que esteja pronta para uso, e que isso só seria possível com a cooperação de cientistas e empresas farmacêuticas em todo o mundo.
Swaminathan disse que serão necessários 18,1 bilhões de dólares até o final do próximo ano, dos quais 11,3 bilhões de dólares serão utilizados nos próximos seis meses.
Ela acrescentou que a OMS seria então capaz de distribuir de forma justa dois bilhões de doses em todo o mundo, inclusive em nações em desenvolvimento.
Em abril, o Diretor Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, observou que as ferramentas para combater os surtos de vírus no passado nem sempre estavam igualmente disponíveis para todos. Ele disse que não se pode permitir que isso aconteça desta vez.
- Trump anuncia encontro entre Zelenskyy e Putin - 19 de agosto de 2025 10:03 am
- Trump recebe Zelenskyy e líderes europeus na Casa Branca - 19 de agosto de 2025 9:55 am
- Programa Sons do Brasil 538 destaca Vicente Barreto - 19 de agosto de 2025 4:57 am