Ministros das Relações Exteriores do G7 emitem declaração sobre Hong Kong
Os principais diplomatas do Japão e da França confirmaram que os ministros das Relações Exteriores do Grupo dos Sete Países Industrializados emitirão uma declaração conjunta sobre Hong Kong em uma data próxima.
O ministro das Relações Exteriores japonês, Motegi Toshimitsu, e o ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Yves Le Drian, falaram por telefone nesta quarta-feira (10). Eles discutiram a decisão da China de introduzir legislação de segurança nacional em Hong Kong com o objetivo de reprimir os manifestantes pró-democracia.
Eles compartilharam sérias preocupações sobre a decisão e concordaram em cooperar estreitamente através de várias estruturas, incluindo o G7.
Fontes do governo japonês dizem que Motegi e Le Drian confirmaram que os ministros das Relações Exteriores do G7 emitirão uma declaração conjunta expressando preocupação e pedindo à China que mantenha o “um país, dois sistemas” para Hong Kong.
O Japão tem trabalhado para exortar outros países do G7 para a declaração, uma vez que alguns membros, incluindo a França, têm sido cautelosos sobre isso.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am