Ministros das Relações Exteriores da Índia e da China conversam por telefone após confronto
Os ministros das Relações Exteriores da China e da Índia trocaram acusações sobre o confronto militar de segunda-feira (15), ao longo da disputada fronteira do Himalaia, enquanto buscavam o diálogo para resolver o assunto.
Militares indianos disseram que 20 de suas tropas foram mortos na luta. O lado chinês também sofreu vítimas.
O ministro chinês das Relações Exteriores Wang Yi e o ministro indiano das Relações Exteriores Subrahmanyam Jaishankar conversaram por telefone sobre o assunto na quarta-feira (17).
O Ministério das Relações Exteriores da China relata que, durante sua conversa, Wang criticou fortemente a Índia, dizendo que suas ações violaram acordos sobre a questão da fronteira entre os dois países.
O ministério também disse que Wang chamou a Índia para conduzir uma investigação minuciosa, punir rigorosamente os responsáveis e cessar imediatamente as provocações.
O Ministério das Relações Exteriores da China disse a Wang que ambos os lados deveriam “fortalecer a comunicação e a coordenação para abordar adequadamente a situação da fronteira através dos canais existentes”.
A Índia diz que Jaishankar afirmou que a China tentou erguer uma estrutura do lado indiano, violando o acordo de não alterar o status quo.
O lado indiano disse que ambos os ministros concordaram que “nenhum dos lados tomará qualquer medida para escalar a situação e, em vez disso, garantir a paz e a tranqüilidade, conforme os acordos e protocolos bilaterais”.
A mídia indiana diz que é a primeira vez em 45 anos que soldados indianos são mortos em um confronto entre os países.
O confronto desencadeou protestos na Índia contra a China.
- Colapso de escola na Indonésia deixa 49 mortos - 7 de outubro de 2025 1:47 am
- Nikkei 225 atinge recorde após vitória de Takaichi Sanae - 7 de outubro de 2025 1:42 am
- Ataque cibernético paralisa produção da Asahi no Japão - 7 de outubro de 2025 1:37 am