Japão desenvolverá sistema de IA para combater o contrabando
O Ministério da Fazenda do Japão elaborou um plano para utilizar Inteligência Artificial – IA, e outras tecnologias avançadas para detectar o contrabando durante a inspeção aduaneira.
Métodos cada vez mais sofisticados estão sendo usados para contrabandear drogas ilegais e produtos de marcas falsificadas, em um momento em que as compras on-line transfronteiriças aumentaram o volume de pequenas cargas que passam pelos portos de entrada.
O objetivo do ministério é desenvolver o sistema baseado em inteligência artificial nos próximos 10 anos. O sistema irá analisar a carga com base em imagens de raios X e detectar automaticamente o contrabando, como drogas ilegais.
O Ministério também pretende lançar um dispositivo que descubra narcóticos escondidos dentro do corpo usando ondas de rádio.
O plano também inclui o aumento do número de portões eletrônicos de declaração alfandegária não tripulados nos aeroportos e a introdução de um serviço de consulta 24 horas sobre procedimentos alfandegários baseado em IA.
O Ministério da Fazenda diz que pretende assegurar os orçamentos necessários no próximo ano fiscal e posteriormente.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















