Exercícios militares serão retomados perto da fronteira diz Coreia do Norte
O exército norte-coreano informa que implantará unidades em duas áreas onde estão localizados projetos inter-coreanos. Também alertou que irá realizar vários exercícios próximos à linha de demarcação militar, ou Military Demarcation Line – MDL entre as duas Coreias.
Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (17), o Estado-Maior do Exército Popular da Coreia disse que as unidades serão implantadas na área turística do Monte Kumgang, no sudeste do país, e na zona industrial de Kaesong, no sudoeste do país.
As áreas estão, amba,s na Coreia do Norte, mas há algumas instalações comerciais sul-coreanas localizadas em cada região.
O comunicado diz que os militares apresentarão os planos ao Partido dos Trabalhadores, no poder, em breve.
A declaração ocorre um dia depois que a Coreia do Norte explodiu o escritório de ligação inter-coreana em Kaesong.
As tensões entre os dois lados aumentaram recentemente. Pyongyang acusou Seul de permitir que desertores norte-coreanos enviassem balões com folhetos críticos do ditador norte-coreano, Kim Jong Un, para o Norte.
No sábado, a irmã de Kim Jong Un, Kim Yo Jong, que é uma oficial sênior do partido governista, disse que pode dar ao Estado-Maior do Exército o direito de tomar a próxima ação.
A mídia estatal da Coreia do Norte informou nesta quarta-feira (17), que o escritório presidencial sul-coreano ofereceu, na segunda-feira, enviar o diretor de segurança nacional, Chung Eui-yong, para o Norte como enviado do presidente Moon Jae-in.
Disse que Kim Yo Jong rejeitou, categoricamente, a oferta. Ela a citou como sendo uma proposta sem tato e sinistra.
Em uma declaração separada divulgada no mesmo dia, Kim Yo Jong criticou Moon. Ela disse que ele deveria oferecer um pedido de desculpas, fazer um exame de consciência e se comprometer a evitar uma recorrência.
- Filme japonês vence Leopardo de Ouro em Locarno - 17 de agosto de 2025 8:57 am
- Trump defende “paz pela força” em mensagem histórica - 17 de agosto de 2025 8:51 am
- Japão enfrenta forte calor com alerta de insolação - 17 de agosto de 2025 8:27 am