EUA e Rússia discutem acordo de desarmamento nuclear
Altos funcionários dos Estados Unidos e da Rússia têm mantido conversações sobre a prorrogação do único tratado de desarmamento nuclear que resta entre os dois países.
O enviado especial dos EUA, Marshall Billingslea, e o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, reuniram-se em Viena nesta segunda-feira (22), para discutir o acordo New START, que deve expirar em fevereiro.
O tratado entrou em vigor em 2011. Ele exige a redução de ogivas nucleares, mísseis balísticos intercontinentais e outras armas.
Billingslea disse aos repórteres, nesta terça-feira (23), que foi um diálogo produtivo. Ele disse que os dois lados concordaram em criar grupos de trabalho técnicos. Ele também disse que a próxima rodada de conversações, provavelmente, será realizada no final de julho ou início de agosto, na capital austríaca.
Os EUA têm exortado a China para aderir ao quadro, mas Pequim não mostra nenhuma intenção de assinar um tratado que restrinja significativamente seu arsenal nuclear.
Ryabkov disse não ver nenhum sinal de que a China aceita o pedido dos EUA, acrescentando que a Rússia respeita a posição de Pequim.
Continua incerto se Washington e Moscou podem encontrar pontos em comum para manter o tratado vivo.
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
- Economia de Taiwan cresce 8,63% e atinge maior alta em 15 anos - 1 de fevereiro de 2026 2:01 am
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
















