Cidadãos de Hong Kong preocupados com a legislação de segurança da China
Moradores de Hong Kong estão expressando preocupações sobre a nova legislação de segurança nacional para o território, que está em deliberação em Pequim. Ela poderá ser adotada em uma reunião no final deste mês.
O Comitê Permanente do Congresso Nacional Popular da China vem debatendo a legislação. No sábado, a mídia chinesa relatou os detalhes, que incluem a criação de um escritório de segurança nacional no território.
E o Chefe do Executivo de Hong Kong poderia nomear juízes específicos para presidir os casos de segurança nacional.
A legislação é vista como uma tentativa de reprimir o movimento pró-democracia no território.
Alguns cidadãos de Hong Kong dizem que a legislação arruinaria o princípio “um país, dois sistemas”. Outros dizem que poderia ameaçar a liberdade de expressão no território.
Sindicatos e grupos cívicos pró-democracia organizaram um referendo não-oficial sobre a realização de uma greve geral e boicotes de classe. Mas o governo de Hong Kong advertiu o povo para não votar, e os organizadores não conseguiram ganhar apoio suficiente.
A agência de notícias estatal Xinhua informou neste domingo (21), que o Comitê Permanente realizará uma reunião de 28 a 30 de junho. A legislação poderia ser deliberada e adotada na reunião.
- Jogos de robôs humanoides atraem atenção em Beijing - 18 de agosto de 2025 12:28 am
- Dois japoneses são mortos a tiros em Manila - 18 de agosto de 2025 12:20 am
- Japão enfrenta onda de calor com temperaturas acima de 40°C - 18 de agosto de 2025 12:14 am