China atribui nomes a leitos marinhos próximos a Ilhas Senkaku
A China informa ter atribuído nomes a características geológicas subaquáticas em uma área do Mar da China Oriental. Acredita-se que estejam em torno das ilhas Senkaku, que são controladas pelo Japão e reivindicadas pela China e Taiwan.
O Ministério de Recursos Naturais da China anunciou nesta terça-feira (23), que deu nome a 50 características topográficas submarinas no Mar da China Oriental. Algumas delas incluem o termo Diaoyu, o nome que a China usa para uma das ilhas.
O anúncio ocorreu um dia depois que uma assembléia local japonesa aprovou um projeto de lei para mudar o nome administrativo das ilhas. A cidade de Ishigaki, na província de Okinawa, planeja usar o termo “Senkaku” em nome de uma área administrativa que abrange as ilhas.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês considerou o movimento uma grave provocação contra a soberania territorial da China, dizendo que é ilegal e inválido.
A nomeação das características submarinas poderia ser uma contra-medida contra a aprovação do projeto de lei.
O governo japonês mantém as ilhas como parte inerente do território japonês, em termos de história e direito internacional. Diz que não há nenhuma questão de soberania a ser resolvida sobre elas.
- TAKE THE 55 lança álbum de estreia “Rhythm Secrets” - 18 de fevereiro de 2026 10:18 pm
- Artes tradicionais celebram chegada da primavera em Aomori - 18 de fevereiro de 2026 9:50 pm
- Sara Duterte anuncia candidatura à presidência das Filipinas em 2028 - 18 de fevereiro de 2026 9:46 pm




















