ASEAN preocupada com os acontecimentos no Mar do Sul da China
O presidente da Associação das Nações do Sudeste Asiático, ou Association of Southeast Asian Nations – ASEAN, manifestou preocupação com o aumento da atividade da China no Mar do Sul da China.
O Primeiro Ministro vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, discursou nesta sexta-feira (26) em uma cúpula do bloco regional realizada via teleconferência.
Phuc, aparentemente, criticou a China sem nomear diretamente o país. Ele disse que ações irresponsáveis que violam leis internacionais e ameaçam a segurança regional estão ocorrendo enquanto todo o mundo luta para combater o coronavírus chinês.
Em uma declaração do presidente, emitida após a cúpula, ele disse que os líderes da ASEAN estão preocupados com as crescentes tensões e os recentes desenvolvimentos no Mar do Sul da China.
A China está pressionando a militarização e outras atividades no Mar do Sul da China, onde Pequim e vários países membros da ASEAN têm reivindicações territoriais conflitantes.
A declaração do presidente também disse que os países membros estão preocupados com o número crescente de vítimas do coronavírus chinês e com o impacto sócio-econômico da pandemia.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















