Salada de berinjela com tomate, hortelã e balsâmico

Combinação leve, suave e deliciosa!

Ingredientes:
1 berinjela grande, com casca, cortada em cubos pequenos (não menores que 2 cm)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
½ colher (chá) de sal marinho
¼ de colher (chá) de pimenta-do-reino moída
2 colheres (sopa) de cebolinha verde fatiada, inclusive a parte branca
1 ramo pequeno de hortelã
2 a 3 tomates médios, cortados em pedaços graúdos
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
Sal e pimenta-do-reino moída

Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 400°F (200°C). Unte com 2 colheres (chá) do azeite, uma assadeira grande, ou forre-a com papel alumínio e em seguida unte-o.

Coloque os cubos de berinjela em uma tigela grande e adicione o restante do azeite, o sal e a pimenta. Misture bem e espalhe-os na assadeira preparada.

Leve ao forno por 10 minutos; retire a assadeira do forno e mexa os cubos com uma colher grande – se necessário, acrescente mais azeite). Leve de volta ao forno por mais 10 a 15 minutos até a berinjela ficar macia e levemente dourada. Deixe amornar.

Retire a berinjela da assadeira com cuidado para não desmanchar. Coloque-a em uma tigela grande ou saladeira. Acrescente a cebolinha, folhas de hortelã cortadas em tirinhas, a gosto (deixe  algumas inteiras para decorar), e o tomate. Adicione o vinagre balsâmico e misture delicadamente. Prove o tempero. Se necessário, acrescente o sal e a pimenta-do-reino. Sirva morna ou em temperatura ambiente, regada com um fio de azeite, se desejar.

Rendimento: 4 porções

Sugestão: O vinagre balsâmico é o tempero que acentua o sabor desta salada. Portanto, escolha um vinagre de boa qualidade. As folhas de hortelã podem ser substituídas por folhas de manjericão.

Dica: A berinjela pode ser preparada em uma frigideira antiaderente, em fogo moderado.

Últimos posts por Bia Flores (exibir todos)