Pompeo ataca a China por causa da pandemia da COVID-19
O Secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo acusou a China de encobrir o surto do novo coronavírus e considerou o país responsável pela pandemia.
Pompeo falou com repórteres nesta quarta-feira (6), no Departamento de Estado, onde afirmou que “a China poderia ter evitado a morte de centenas de milhares de pessoas em todo o mundo”. Ele acrescentou: “Eles tinham escolha, mas ao invés disso, a China encobriu o surto”.
Ele criticou a resposta inicial da China contra o surto, que incluiu a repreensão a um médico da cidade chinesa de Wuhan que foi online avisar as pessoas sobre o coronavírus, antes do governo anunciar o surto.
Pompeo disse que a China ainda se recusa a compartilhar as informações que os EUA precisam para manter as pessoas seguras.
Ele também pediu que todas as nações apoiem a participação de Taiwan como observador na Assembléia Mundial de Saúde deste mês, dispensando a oposição da China.
Pompeo foi escrutinado por repórteres sobre sua observação em um programa de TV no domingo de que há “enormes evidências” de que o vírus começou no Instituto Wuhan de Virologia.
Ele defendeu seu comentário, dizendo: “Estamos todos tentando descobrir a resposta certa” e obter clareza. Ele acrescentou: “Nós não temos certeza. E há evidências significativas de que o vírus veio de laboratório”.
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am
- Empresário dos EUA apoia pesquisa japonesa contra o câncer - 16 de outubro de 2025 6:09 am
- Dados de políticos australianos vazam na internet - 16 de outubro de 2025 5:57 am