OTAN pressiona Rússia para cumprir o “Tratado de Céu Aberto”
A OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte, pede à Rússia o pleno cumprimento de um tratado que permite que mais de 30 países, incluindo a Rússia e os Estados Unidos, realizem vôos de vigilância sobre o território um do outro.
A OTAN realizou uma reunião de emergência nesta sexta-feira (22), depois que o Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, anunciou na quinta-feira (21), que Washington planeja retirar-se do “Tratado de Céu Aberto”. Os Estados Unidos acusam a Rússia de violar os termos do tratado.
Durante a reunião, os países membros da OTAN concordaram com a necessidade de trazer a Rússia de volta ao cumprimento do tratado.
O Secretário Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse mais tarde que a Rússia minou o tratado ao segui-lo “seletivamente”.
Alguns membros europeus da OTAN, como a França e a Alemanha, expressaram o seu desapontamento com a decisão dos EUA numa declaração conjunta, acrescentando que partilham as preocupações de Washington em relação à Rússia.
A declaração diz que o tratado oferece um claro valor agregado à arquitetura de controle de armas e à segurança cooperativa.
O tratado foi assinado após o fim da Guerra Fria.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am