ONU apela para garantir a liberdade de imprensa em meio a pandemia do vírus chinês
Marcando o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu que o livre fluxo de informações seja protegido em meio à pandemia do coronavírus chinês.
Ele advertiu em uma mensagem em vídeo, no dia 3 de maio, que há uma segunda pandemia de desinformação, desde conselhos de saúde prejudiciais até teorias da conspiração selvagem.
Guterres disse que a imprensa fornece o antídoto: verificado, científico, notícias e análises baseadas em fatos.
Ele observou que desde que a pandemia começou, as restrições a muitos jornalistas têm aumentado.
Ele acrescentou: “Restrições temporárias à liberdade de circulação são essenciais para vencer a COVID-19. Mas elas não devem ser abusadas como desculpa para reprimir a capacidade dos jornalistas de fazer seu trabalho”.
Uma organização internacional de jornalistas diz que tem havido censura e detenção de jornalistas em pelo menos 38 países por causa de reportagens sobre o surto.
Repórteres Sem Fronteiras, ou RSF, divulgou o índice de 180 países e regiões em seu nível de liberdade de imprensa no mês passado.
A China, onde o surto foi confirmado pela primeira vez, está em 177º lugar, enquanto os Estados Unidos, que tem o maior número de casos confirmados de infecção e mortes, está em 45º lugar.
O grupo diz que a China usou a crise para intensificar ainda mais seu controle da mídia.
A reportagem diz que no Japão, que está na 66ª posição, jornalistas críticos do governo estão sendo molestados nas redes sociais e algumas redações são influenciadas por interesses empresariais.
A Noruega está no topo da lista, seguida pela Finlândia e Dinamarca. Entre os países do Grupo dos Sete, a Alemanha está em 11º lugar e o Canadá em 16º.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am




















