Japão suspende estado de emergência em 39 províncias
O Japão está suspendendo o estado de emergência para cerca de 80% das províncias antes do previsto. Porém, o primeiro-ministro Shinzo Abe diz que as pessoas nessas áreas devem continuar em alerta para deter a propagação do coronavírus chinês.
Abe afirmou que, se essas 39 prefeituras tomarem medidas preventivas suficientes, a propagação pode ser contida.
Abe disse que especialistas e autoridades governamentais tomaram a decisão depois de avaliar o número de infecções recentes e o estado dos sistemas médicos e de testes locais.
Ele disse que o governo considerará suspender a declaração para o resto do país, incluindo Tóquio e Osaka, já na próxima semana. O estado de emergência está, atualmente, programado para vigorar até o final do mês.
Abe disse que o recente declínio no número de novas infecções no país é resultado dos esforços das pessoas para ficar em casa e reduzir o contato entre humanos. Disse, ainda,que muitos desses esforços precisam permanecer em vigor.
Segundo Abe, há sempre a possibilidade de uma segunda onda de infecções. Se os casos de infecção aumentarem, o governo pode ter que declarar novamente o estado de emergência. Ele disse que é um desafio prevenir novas infecções e, ao mesmo tempo, restaurar as atividades sociais e econômicas.
O primeiro-ministro agradeceu aos profissionais de saúde e se comprometeu a aumentar a capacidade de testes.
Segundo ele, o governo também está procurando garantir que os pacientes com coronavírus chinês tenham acesso a várias opções de tratamento.
A decisão está prevista para ser finalizada, quando a força-tarefa do governo sobre o coronavírus se reunir em breve. Mais de 16.000 pessoas, em todo o Japão, testaram positivo para o vírus chinês e mais de 700 pessoas já morreram.
Quase um terço dos casos no país foram confirmados em Tóquio. 30 novas infecções foram relatadas na capital nesta quinta-feira (14). Isso marca o 12º dia consecutivo em que o número ficou abaixo de 100.
- Beckside of Richness revela força poética em “Made of Stone” - 29 de setembro de 2025 1:34 am
- Eleições na Moldova ocorrem com calma e alta participação apesar da campanha de desinformação por parte da Rússia - 29 de setembro de 2025 12:10 am
- Rússia lança ataque aéreo em larga escala contra a Ucrânia - 29 de setembro de 2025 12:08 am