Japão acelera aprovação do “Remdesivir”
O governo japonês iniciou procedimentos para acelerar a aprovação do medicamento antiviral “remdesivir” como um possível tratamento para pacientes com coronavírus chinês.
A medida acompanha a autorização dos EUA, nesta sexta-feira (1º), para o uso emergencial do medicamento para tratar a COVID-19. O “remdesivir” foi originalmente desenvolvido como um tratamento para o Ébola.
O ministro da Saúde, Kato Katsunobu, disse anteriormente que visaria a rápida aprovação do medicamento através de procedimentos especiais, enquanto monitorizava o seu uso no estrangeiro.
Oficiais do Ministério da Saúde disseram que neste sábado (2), circularão uma proposta entre os ministros do Gabinete à tarde para emendar uma portaria governamental que permitiria a entrada do medicamento no sistema de saúde.
O ministério também convocará uma reunião do painel consultivo para buscar opiniões de especialistas, após receber um pedido de aprovação do medicamento de uma empresa farmacêutica.
As autoridades querem que o “remdesivir” seja aprovado no prazo máximo de uma semana. Se for aceito, será o primeiro tratamento reconhecido para o coronavírus no Japão.
As autoridades dizem que, como os estoques do medicamento são limitados, ele pode ser inicialmente distribuído apenas para certos hospitais sob a supervisão do ministério.
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm
- Japão abre novos centros de visto na Rússia - 13 de fevereiro de 2026 8:56 pm
















