Governo estuda suspensão do estado de emergência em Osaka
O governo japonês está considerando suspender o estado de emergência de Osaka e arredores nesta quinta-feira (21). As autoridades estão acompanhando de perto a situação em Tóquio para decidir se deve acabar com a emergência também na capital.
O governo suspendeu o estado de emergência sobre o surto de coronavírus chinês para 39 das 47 prefeituras do país na semana passada. Está decidindo o que fazer com as restantes oito prefeituras.
Uma meta numérica é que o número de infecções deve ser reduzido para cerca de 0,5 ou menos por 100.000 pessoas na semana passada.
Três prefeituras da região de Kansai – Osaka, Kyoto e Hyogo – atingiram a meta.
Fontes do governo dizem que a situação está se estabilizando em Kansai. O governo está considerando levantar o estado de emergência para as três prefeituras, a menos que ocorram infecções em massa.
Tóquio e a vizinha Kanagawa não atingiram a meta. Mas o número de casos recém confirmados estão diminuindo. Tóquio relatou cinco novos casos na terça-feira (19).
O governo vai monitorar as infecções e a disponibilidade de serviços médicos até o último minuto.
Está observando, cautelosamente, a situação em Hokkaido, onde algumas novas infecções ainda estão sendo confirmadas.
O governo planeja tomar sua decisão em uma reunião da força-tarefa na quinta-feira (21_, após consultar um painel consultivo de especialistas.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am