Golden Week tranquilo no Japão devido ao coronavírus chinês
O estado de emergência no Japão devido ao surto de coronavírus chinês continua a trazer um silêncio incomum às estradas, transportes e pontos turísticos no período de férias que começou no final de abril.
No sábado, o primeiro dia do feriado de cinco dias consecutivos, destinos populares em Tóquio estão quase desertos enquanto as pessoas respondem ao chamado para ficar em casa.
Poucos passageiros estão utilizando os trens-bala ou aviões para visitar famílias ou resorts. Os principais eixos ferroviários de Tóquio são tranquilos.
As companhias ferroviárias do Japão dizem que a ocupação de assentos de trem bala não-reservados durante a manhã foi inferior a 20%. Muitos trens funcionavam com menos de 10% de capacidade.
Os operadores dizem que muitos assentos reservados permanecem vagos, com reservas até a próxima quarta-feira caindo 95% em relação ao ano anterior.
O número de passageiros para viagens aéreas também caiu. A All Nippon Airways informa que as reservas para voos domésticos caíram 94,5% em relação ao ano anterior. A Japan Airlines registrou um declínio de 90,5%.
O tráfego nas vias expressas também é reduzido. Ao contrário dos anos normais em que os veículos se congestionam por dezenas de quilômetros, o Centro de Informações de Tráfego Rodoviário do Japão diz que, até o momento, não há engarrafamentos.
As lojas de moda e outras estão fechadas ao longo da Takeshita-dori, no distrito de Harajuku, em Tóquio, geralmente movimentadas por jovens e turistas.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am