Exército de Mianmar investiga soldados por abuso
O exército de Mianmar diz que está investigando soldados filmados espancando e ameaçando matar suspeitos de insurgentes no estado ocidental de Rakhine.
Em Rakhine, as tropas do governo de Mianmar têm lutado contra um grupo de insurgentes em sua maioria budistas, exigindo maior autonomia.
O exército disse em uma declaração na quarta-feira (13): ” Verificou-se que alguns dos membros das forças de segurança conduziram interrogatórios ilegais”.
Em filmagens amplamente compartilhadas nas mídias sociais desde domingo, cinco homens podem ser vistos caídos no chão de um barco, com os olhos vendados e com as mãos atadas atrás das costas, enquanto homens em fardas militares pisam no peito e dão tapas e chutes no rosto.
As filmagens mostram os homens vendados chorando e alegando que são civis, não membros do grupo rebelde.
O exército disse que os homens que foram espancados haviam sido presos sob suspeita de pertencerem ao Exército Arakan insurgente, e que estavam sendo levados para a capital do estado quando os espancamentos aconteceram em 27 de abril.
Rakhine é a região ocidental da qual milhares de Rohingya, uma minoria muçulmana, fugiram para Bangladesh durante uma repressão militar em 2017.
Mianmar enfrenta acusações de genocídio envolvendo Rohingya no Tribunal Internacional de Justiça em Haia.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















