17.4 C
Kóka
segunda-feira, 29 setembro, 2025 12:25: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Economia global deve encolher 3,2% em 2020

A ONU estima que a economia mundial deverá encolher 3,2% este ano, devido aos efeitos da pandemia do coronavírus chinês. A retração seria a maior desde a Grande Depressão da década de 1930.

spot_img

Economia global deve encolher 3,2% em 2020

A ONU estima que a economia mundial deverá encolher 3,2% este ano, devido aos efeitos da pandemia do coronavírus chinês. A retração seria a maior desde a Grande Depressão da década de 1930.

O Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais do órgão mundial divulgou nesta quarta-feira (13), um relatório que analisa a situação econômica global e as perspectivas a partir de meados de 2020.

O relatório diz que a previsão se baseia na suposição de que muitos países irão, gradualmente, retomar as atividades econômicas, enquanto continuam as medidas para conter o vírus chinês.

Prevê um crescimento negativo de 4,8% para os Estados Unidos para 2020 e de 4,2% para o Japão. A previsão diz que o crescimento da China vai diminuir drasticamente para 1,7%.

O relatório diz que o Japão enfrentará uma lenta recuperação, que se estenderá até 2021, com impactos negativos persistentes sobre os salários reais, o consumo doméstico, o investimento em habitação e as exportações.

O relatório também descreve o pior cenário global, no qual as principais economias enfrentam uma segunda onda de infecções no final deste ano e estendem os bloqueios e restrições às atividades econômicas até o início de 2021. Neste caso, a economia mundial poderá encolher 4,9% em 2020.

O relatório diz ainda que uma recuperação lenta e uma recessão econômica prolongada, provavelmente, agravará a pobreza e aumentará a desigualdade, principalmente nos países em desenvolvimento.

Enfatiza a necessidade de cooperação internacional para conter a pandemia e o apoio financeiro às economias em desenvolvimento.

SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img